terça-feira, 1 de junho de 2010

Imagens da Tabela Periódica


Castelo de algodão e carbonato de cálcio

Esta bela foto é de um conjunto de piscinas termais, conhecido como Pamukkale, que significa castelo de algodão.A formação foi declarada em 1988 como Patrimônio Mundial da UNESCO, em conjunto com a antiga cidade de Hierapólis localizada perto da cidade de Denizli, na Turquia.As formações brancas são compostas principalmente de travertino, uma rocha rica em carbonato de cálcio.


Cristais de bismuto – Um mundo de cores

Certamente vocês verão por aqui muitas fotos de cristais de bismuto. A beleza das peças é cativante.Esta primeira imagem mostra um pouco da impressionante gama de cores que surgem na superfície do cristal. São resultado de uma fina camada de óxido formado na superfície.Estes cristais são comumente encontrados a venda pela internet.
A imagem foi indicada por Kentaro Mori. Veja mais na galeria de Alchemist-hp.





Ferro no Sol

A luz ultravioleta que é emitida pelo ferro ionizado 11 vezes quando em temperaturas de 2 milhões de graus centígrados foi usada para registrar a imagem acima do Sol em 22 de Setembro. A imagem foi captada pela câmara EIT a bordo da espaçonave SOHO, um observatório espacial que pode observar o Sol de forma ininterrupta. Ferro ionizado onze vezes é um ferro atômico com onze de seus elétrons arrancados. Estes elétrons são removidos pelas frenéticas colisões com outros átomos e elétrons que ocorrem as temperaturas extremas da coroa solar. Pelo fato dos elétrons serem carregados negativamente, o átomo de ferro resultante é altamente positivo.
Imagem original emhttp://www.nasaimages.org/luna/servlet/detail/NVA2~4~4~4419~104945:The-Iron-Sun





Chaveiro com trítio



Este belo chaveiro luminoso é cheio de trítio, isótopo radioativo do hidrogênio, representado por 3H. As partículas beta emitidas devido ao decaimento radioativo do gás trítio excitam os átomos de uma camada de fósforo e portanto, emitem um belo brilho verde, sendo este fenômeno conhecido como radioluminescência. O brilho permanecerá por no mínimo 10 anos (normalmente até mais, já que a meia-vida do trítio é de 12,32 anos).
Original disponível emhttp://www.flickr.com/photos/bionerd/2901855040/





Potássio em água

Ao ser colocado em água, o potássio reage violentamente.A produção de grande quantidade de hidrogênio gás e calor resulta em eventuais projeções de chama e explosões.A reação é perigosa e deve ser realizada com cuidado.2K + 2H2O => 2KOH + H2
Nesta imagem, a água tornou-se rosada devido à presença de fenolftaleína em solução, que demonstra a formação do KOH e o consequente pH básico do meio após a reação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário