quinta-feira, 10 de junho de 2010

Tabela periódica em forma de galáxia







Click nas tabelas para ampliar o tamanho.

Galáxia Química :
Essa é a mais recente tentativa de elaborar uma nova tabela e que vem sendo apreciada em vários setores científicos pela beleza e funcionalidade, notadamente na Grã-Bretanha, onde surgiu. Ainda se inspira no Parafuso Telúrico, de Chancourtois. Foi idealizada pelo professor de Biologia da Universidade de Oxford, na Inglaterra, Philip Stewart. Procura adicionar beleza ao atual modelo e estimular a imaginação do leitor com uma alusão à sua semelhança a uma galáxia, vez que a espiral sobre a qual se monta é infinita, porque prevê a inclusão de um número desconhecido de elementos a serem descobertos e dá a idéia de movimento no espaço, já que a atividade atômica não é estática e se assemelha a um microcosmo, conforme as partículas já descobertas têm demonstrado,quando observadas em poderosos microscópios eletrônicos ( tais como prótons, elétrons, nêutrons, quarks, fótons ), e a existência de órbitas elípticas e movimentos de rotação em torno de eixos próprios , ou spin. Suas inovações :


1) O modelo é todo circular : Stewart colocou os elementos em pequenos círculos e, ligados a eles, outros, menores, com os números atômicos correspondentes a cada elemento. Segundo ele, “ O cérebro humano se sente mais confortável com curvas do que com retas”. Mas conservou as cores originais das famílias dos elementos químicos.


2) O Hidrogênio (H), que na Tabela de Mendeleiev fica perto dos metais alcalinos, ganhou nova posição, na espiral - fica colocado em um aro mais central, perto do Carbono (C) , justificando essa alteração pelo fato de haver mais afinidade entre o Hidrogênio e o Carbono, com quem faz ligações com mais facilidade, do que entre o Hidrogênio e o lítio (Li) , e os metais alcalinos.

3) No centro dos círculos em espiral, foi colocado um elemento cuja existência está prevista pelos cientistas, embora ainda não confirmada, e que seria o Neutrônio, também conhecido como “Elemento Zero”, pois, por hipótese, possuiria apenas nêutrons em seu núcleo.


“O NOVO ELEMENTO. No centro, um elemento que não faz parte da tabela periódica comum : o neutrônio, também chamado de “elemento zero”, que tem apenas nêutrons em seu núcleo. É tão pesado que deve existir somente no interior de estrelas de nêutrons.”
** “EM OUTRO LUGAR . Na tabela, o hidrogênio (H) ficava perto dos metais alcalinos, como o lítio (Li) . Na espiral, ele ganhou uma posição nova e isolada, mais próxima do carbono (C), com o qual ele tem mais semelhanças e freqüentemente se combina.








Nenhum comentário:

Postar um comentário