segunda-feira, 24 de maio de 2010

Os elementos químicos no cotidiano - o mercúrio, o chumbo e o meio ambiente

  • Mercúrio (Hg)

Vaporem de mercúrio ou compostos de mercúrio constituem uma ameaça consntante para o meio ambiente. Vaporem de mercúrio se inalados, povocam vertigens, tremores, danos aos pulmões e no sistema nervoso. É o que acontece com o garimpeiro quando o mercúrio é evaporado para separa-lo do ouro.

Compostos de mercúrio nas águas residuais de indústrias, ao serem despejados em rios, lagos ou oceanos , podem se transformar em dimetil-mercurio (CH3-Hg-CH3) por meio da ação de certas bactérias presentes nesses locais. Peixes, algas e moluscos são capazes de concentrar em seus organismos quantidades significativas do dimetil-mercurio. Esse composto é solúvel nas gorduras e entra na cadeia alimentar, quando os animais contaminados são ingeridos. Compostos de mercúrio podem ser muito estáveis, permanecendo muito tempo no organismo dos seres vivos.

Sérias medidas que proíbem a descarga de mercúrio nos rios, lagos e oceanos foram adotadas em todo o mundo , porém muito será necessário para a limpeza de todas as águas.

  • Chumbo (Pb)

A aristocracia do Império Romano usava chumbo em utensílios de cozinha, encanamentos de água e recipientes para guardar bebidas como vinho. Historiadores supõem que doenças, infertilidade e morte em consequencia do envenenamento por compostos de chumbo tehnam sido causas indiretas do declínio do Império Romano.

O chumbo na sua forma metálixa (elemento chumbo, Pb) naõ é venenoso. Muitas pessoas conseguem viver anos e anos com balas de chumbo instaladas no corpo.

Já outrasm, que aspiram ou ingerem compostos deste metal, podem morrer de plumbismo (envenenamento por chumbo).

Compostos de chumbo eram antigamente usados como pigmentos em certos corantes. Sendo assim, muitas tintas contêm chumbo. Crianças, em especial as que moravam em casas pintadas com tinta a base de chumbo, corriam o risco de contrair o plumbismo, se colocassem farelos de tinta na boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário