segunda-feira, 24 de maio de 2010

Um brasileiro associado à descoberta de elemento químico

José Bonifácio de Andrada e Silva foi o primeiro cientista brasileiro que se projetou ionternacionalmente e está ligado à descoberta de um novo elemento químico.

Num artigo escrito em uma revista alemã (Allgemeines Journal der Chemie) publicada em Leipzig, no ano de 1800, são descritos doze novos minerais por ele descobertos, realizando pesquisas na Escandinávia. Dentre esses minerais, destacam-se a petalita e o espodumênio, que na realidade são aluminossilicatos do elemento Lítio. Ao descrever esses minerais, José Bonifácio demonstrou que eles apresentavam características alcalinas.

Baseado nas observações feitas por José Bonifácio, Berzelius escreveu a Berthollet, relatando a constatação feita por seu aluno Arfwedson: nesses minerais havia de fato um novo elemento, com características alcalinas.

Finalmente, Davy, na Inglaterra, utilizou a técnica recém-descoberta do processo da eletrólise e isolou o novo elemento. a ele foi dado o nome de Lítio (do grego lithos, pedra).

a razão deste nome é pelo fato de que ja haviam sido descobertos dois outros elementos alcalinos, o sódio e o potássio, que foram obtidos a partir de plantas.

O Lítio e sua importância no funcionamento do cérebro

Atualmente, a admissão de carbonato de lítio tem sido a forma amsi segura para o tratamento de alguns tipos de psicose.

Aparentemente, o lítio interfere em mecanismos biológicos nos quais o íon magnésio estaria envolvido, mas a sua função específica no cérebro ainda é desconhecido.

Excesso de lítio no organismo pode levar à parada cardíaca e, consequentemente à morte do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário